quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Conheça a XVI Bier Knights. A cerveja colaborativa do festival da cerveja de 2012. Uma Smoked Tripel Hop!

Cervejas colaborativas são, sem dúvidas, uma forma criativa de gerar idéias alucinantes e originais, e também, um jeito de reunir cervejeiros para beber, confraternizar, e o mais importante, brassar! Em 2011, aconteceu o mesmo, algumas cervejarias se reuniram na planta da Das Bier e lançaram a primeira colaborativa, uma Strong Scotch Ale com rapadura, vulgo Wee Heavy, em 2012 a galera veio novamente e desta vez lançou uma Tripel Hop, a 16 cavaleiros.
Cagadas sempre acontecem dentro de cervejarias, e muitas cervejas excelentes nasceram desta forma, quem não lembra da Eisenbahn Pale Ale, que, devido a um processo falho na planta da fábrica, foi alterada para ser produzida da maneira 'errada' por ter ficado mais saborosa. Aqui, um erro na secagem dos grãos do trigo pela fornecedora, gerou notas defumadas no mesmo, o qual passou para o mosto, e aí a confusão começou, 'Aonde tem malte defumado aqui?'. Depois de alguns meses da produção e após um Dry Hopping de Galaxy, nasceu uma Smoked Tripel Hop, sim, Smoked! Talvez uma coisa nunca antes vista para uma cerveja belga, mas ficou bom, até demais!
             A cerveja em sí, apresenta uma cor entre o mel e dourado, turva devido ao dry hopping, espuma de bolhas médias, com boa duração apesar do teor alcoólico (9%), seus aromas são perfumados devido ao fermento belga, o defumado aparece com notas de baixa-média intensidade, seguidos de toques cítricos do galaxy, remetendo a capim limão, limão siciliano, e talvez um pouco de toranja. No paladar nota-se uma cerveja de corpo médio-baixo, o dulçor residual é presente e vem acompanhado do defumado que ganha mais presença agora, e logo é cortado por um leve toque resinoso de lúpulo e muita citricidade, terminando com um final levemente seco e ácido, talvez realçado pelo lúpulo altamente citrico.
Uma breja completamente diferente do que estamos acostumados, mesmo assim, excelente. Não é enjoativa e apresenta ótima drinkability justamente pelo defumado logo ser cortado por paladares mais refrescantes.


Nenhum comentário: